Expresso 3 – XMPP, ExtJS, jQuery e Strophe!

Já que estou me reabituando a escrever posts, vim escrever um pouquinho sobre meu projeto no qual estou trabalhando hoje, o Expresso 3. Sempre escrevemos melhor sobre algo que entendemos!! Estou nele desde meados de 2011 e estou terminando o módulo de Instant Messenger (IM) dele.

O Expresso 3 é baseado no Tine 2.0 – groupware baseado no Zend Framework e no ExtJS 3.x. Para o IM, usamos um servidor de XMPP, o ejabberd, para troca de mensagens, e uma biblioteca baseada em Javascript e jQuery para se comunicar com o servidor XMPP chamada Strophe. Essa combinação para o IM se mostrou bem eficiente e interessante, pois aprendi tecnologias novas como o protocolo XMPP e o framework javascript ExtJS, trabalhei mais a fundo com jQuery e aprimorei meus conhecimentos em javascript e CSS – principalmente no que concerne a seletores.

Estou comentando isso porque vez ou outra darei dicas sobre XMPP, ExtJS (que ainda venho aprendendo), jQuery, Strophe, javascript, CSS, etc, tudo relativo a este trabalho atual! Já no próximo post, uma pequena dica de jQuery… Mas antes, deixo minhas pesquisas para o projeto que fiz e registrei no Delicious.

2 pensamentos em “Expresso 3 – XMPP, ExtJS, jQuery e Strophe!”

  1. Trabalho em uma empresa de TI e estamos precisando de consultoria/treinamento em EXTJs, pois estamos implantando o Expresso. Vocês poderiam entrar em contato? 9306-1223 Isabel

    1. Oi, Isabel. Demorei de responder, pois estava lutando contra uma leucemia. Agora já estou curado.

      Não estou trabalhando mais com o Expresso, mas tenho os contatos. Quer que eu passe?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *