LinguÁgil 2012, Fishbowl e Resultados

Mais um Evento LinguÁgil veio e passou… Como sempre, deixando muitas lições, muitas ideias, muitas alegrias!! Esse ano teve até o impensável de faltar luz durante sexta-feira pela manhã. MESMO ASSIM, os cursos saíram muito bem e foram muito bem aproveitados. Tiveram algumas reclamações, alguns problemas, mas no geral o evento foi mais uma vez muito bem elogiado e de alto nível!!

Foram vários palestrantes novos: a grande Loiane Groner, conhecida mundialmente por seu trabalho com o Sencha (lembram do ExtJS?) e falando um pouco sobre ele; Fabrício Buzeto, participante do Startup Dojo de Brasília e um dos bloggers do http://statupei.ro, apresentou um pouco sobre a sua experiência; Rogério Fontes, apresentando o Scala e sua escalabilidade; Pedro Cunha Brigatto, falou sobre o mercado mobile!

Claro tivemos vários que estiveram voltando, como Michel Goldenberg, com os cursos de CSM e CSPO e palestrando sobre como iniciar Scrum; Dairton Bassi falando de sua experiência na Dafiti! Também tivemos vários cursos sobre vários assuntos: Scrum, iOS, Android, BDD e PHP, NodeJS, HTML5, CSS3, ExtJS (Sencha), Java e boas práticas de programação, Lean Startup!! O pessoal do Grupo LinguÁgil também esteve presente nos cursos, comigo, CuriMarlon e Zyc dando suas palhinhas!

Tudo isso é muito bom, gera muitos contatos, traz muito conhecimento, mas, para mim, o que agrega mais valor ao evento é REALMENTE o Fishbowl ao final!!! E o desse ano foi sensacional como o do ano passado!! É uma discussão auto-organizável em altíssimo nível!! Desde os assuntos até quem tem a palavra, é algo digno de se mostrar como podemos ser organizados e as ideias podem brotar de qualquer lugar! Não consigo mais imaginar um evento LinguÁgil sem o fishbowl!

Ele representa um começo pra muita gente que não consegue falar em público, um local onde todos podem ser ouvidos, e no caso do fishbowl do LinguÁgil, um local onde pessoas de várias idades e vários backgrounds de TI podem colocar suas opiniões. Sempre convidamos os palestrantes para iniciar as discussões: esse ano Loiane, Rogério e Fabrício iniciaram, mas logo o negócio toma forma, as pessoas perdem sua inibições e começam a sentar na cadeira vaga, acontecendo o rodízio da “mesa redonda”.

Falamos sobre a educação de TI em Salvador (nossa realidade), sobre questões técnicas, mas, como no ano passado, a grande discussão é sempre o mercado local e nacional de TI. Foi legal, porque vimos opiniões de pessoas que estão trabalhando fora daqui e até em locais não tão centrais como Uberlândia, terra de Rogério. Comentamos os problemas, falamos do que podemos fazer pra mudar e isso acendeu ainda mais a chama para tentar mudar o cenário atual. Até deu mais gás, pelo menos para minha pessoa, em relação ao #horaextra de Salvador e a formação do DevInBahia.

Não chegamos a grandes conclusões, mas sabemos o que fazer para mudar isso tudo e estamos iniciando movimentos interessantes!! Se quiser saber como anda esse movimento de mudança, apareça na Saraiva do Shopping Iguatemi toda segunda-feira, 18h30. Um grupo grande pessoas da área de TI que querem mudar pra melhor conversam sobre a área, trocam ideias, geram contatos novos. Um momento de descontração e negócios!! Já teve até gente conseguindo novos sócios e novas parcerias! Vale o momento!

Encerro dizendo que o evento desse ano renovou minhas esperanças na área de TI local e minhas forças para continuar trabalhando nisso!! Espero em breve colocar o vídeo do fishbowl do LinguÁgil 2012 aqui, com a ajuda de Loiane! Ah, IMPORTANTE, espero que todos as pessoas que participaram do fishbowl deixassem suas impressões sobre as discussões!! Aguardando…

6 pensamentos em “LinguÁgil 2012, Fishbowl e Resultados”

  1. O fishbowl já tem a cara de finalização do Linguagil, sem ele o evento não terminaria.
    Sobre o #horaextra, tem sido extremamente motivante, pois a cada encontro são abordados temas diferentes e a absorção de conhecimento é visivel.
    E do #horaextra surgiu o Startup Dojo Bahia, melhorias do guru-ba, integração poliglota e novas amizades, isso tudo sem falar do Dev In Bahia que fez com que quem não participa se sinta desconfortavel por não estar presente.
    E ainda vai acontecer o #horaextraweekend com todas as áreas de TI!

  2. Mais uma vez parabéns pelo Linguagil e pela coragem de não desistir da comunidade de Salvador. Você é um dos guerreiros dessa cidade.

    Esperamos seus posts lá no Dev In Bahia também. As portas estarão sempre abertas para você.

    E que venham mais iniciativas!

  3. O linguágil foi uma experiência irada pra mim. É sempre bom sair do quadradinho e ver que a área de TI fora dos eixos tradicionais tem muita gente boa. Espero que vocês continuem com essa força e contem comigo pra o que precisar.

    PS: #fishbowl is the answer =P


    Adendo do blogueiro – Rogério foi um dos instrutores e palestrantes do evento!!

  4. O LingÁgil, foi um evento foda para mim, desde palestras, cursos e até Fishbowl, que curti bastante pela interação de todos e pelas conversas produtivas que teve. Conversei com várias pessoas bacanas, conversas produtivas onde aprendi muito. Fiquei feliz de como o mercado de desenvolvimento de Salvador está com uma força boa da galera. Valeu e que continue sempre com um evento de alto nível, como foi o desse ano. Precisando conte comigo sempre :) . Parabéns a todos.


    Adendo do blogueiro – Rogério foi um dos instrutores e palestrantes do evento!! Estará organizando, em breve, o UaiJUG Tech Days – http://www.uaijug.com.br/call4papers/techdays/

  5. O LinguÁgil é um evento que sempre renova minha vontade de estudar e me lembra que a Universidade é só o começo. Sempre saio do LinguÁgil com uma lista de temas e tecnologias para pesquisar e com o Twitter de pessoas que valem a pena seguir!

    O Fishbowl é essencial para que as idéias/opinões da “platéia” também sejam ouvidas!

    Parabéns ao grupo LinguÁgil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *